Hoje: Satélite deve atingir a terra nesta sexta-feira (23)

► +A +/- -A
Satélite deve voltar hoje na terra ( Sexta - Feira (23 )


CABO CANAVERAL (Reuters) - Um satélite desativado da Nasa, do tamanho de um ônibus, deve cair sobre a Terra nesta sexta-feira, lançando fragmentos em algum local ainda não identificado do planeta.
Cientistas não conseguiram determinar o exato momento e local onde o Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) vai aterrissar devido a mudanças imprevisíveis na espessura da atmosfera, ocasionadas em parte por uma forte erupção solar na quinta-feira.
A erupção solar lançou uma série de partículas altamente carregadas, chamadas de ejeção de massa coronal, em direção à Terra. Quando as partículas atingem a atmosfera, elas provocam aquecimento e expansão, o que, por sua vez, impacta a densidade do ar que o satélite está encontrando à medida que ele cai descontroladamente em órbita.
A América do Norte está fora da zona onde até 26 fragmentos do UARS, pesando um total de cerca de 500 quilos, podem cair nesta sexta-feira, informou a Nasa em seu website.
Com a maior parte do planeta sendo coberta por água e vastos desertos e outras terras inabitadas diretamente abaixo do curso de descida do satélite, o risco de alguma pessoa no planeta ser atingida por um fragmento é de 1 em 3.200, informou a Nasa.
O satélite voa sobre boa parte do planeta, entre 57 graus a norte e 57 graus ao sul da linha do Equador.
O Uars foi enviado por meio de uma tripulação espacial em 1991 para estudar o ozônio e outros componentes químicos na atmosfera da Terra. Ele completou sua missão em 2005 e vem, desde então, lentamente perdendo altitude, puxado pela gravidade.
Provabilidades: Satélite do tamanho de ônibus deve cair na Terra hoje


Chance de ser atingido por algum pedaço é de uma a cada 3.200

nasa satelite terra 700x525

Pedaços do satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite) usado para medir a camada de ozônio devem cair na Terra na tarde desta sexta-feira (23), de acordo com a Nasa, a agência espacial americana. A agência ainda não sabe o local, nem o horário exato da queda, mas afirmou que o satélite não deve atingir a América do Norte.
Desde o começo da semana, a Nasa destaca que os riscos para a população são "mínimos" e reafirma que a segurança é uma de suas prioridades. De acordo com estimativa divulgada pela própria agência, a chance de uma pessoa ser atingida por alguma parte do satélite em algum lugar do mundo é de uma a cada 3.200.
O satélite tem aproximadamente o tamanho de um ônibus, mede 3 m x 10 m, pesa 5,9 toneladas e tem dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio, mas foi oficialmente desativado em 2005.
Mas, segundo a própria agência, boa parte de seus pedaços deve ser incinerada logo na reentrada da atmosfera terrestre. Sobrando apenas 26 para além da atmosfera, segundo os cientistas.
O lixo espacial carregado pelo satélite está orbitando a Terra a cada uma hora e meia, e deve cair em algum momento da tarde.


“A reentrada [na Terra] é esperada em algum momento durante a tarde de 23 de setembro, na hora do leste. O satélite não passará pela América do Norte durante esse período”, disse a Nasa em sua mais recente atualização emitida nesta quinta-feira (23).


- Atualizações mais frequentes estão agendadas para 12, seis e duas horas antes de ele cair.


Os cientistas dizem ainda que as peças do entulho espacial vão cair em algum lugar entre a latitude 57 norte e 57 sul, que abrange a maior parte do mundo habitado. Os detritos devem abranger uma área aproximada de 800 km.


O Departamento de Defesa dos EUA está monitorando o caminho do satélite e passando as informações para as agências federais, entre elas a Agência Federal de Gestão de Emergência.


O satélite não contém combustível e assim não se espera que suas partes se explodam com o impacto.

Fonte: Globo
Segundo agência espacial americana, os riscos para a segurança são mínimos
satelite uars 700x370
Imagens do satélite.


Ou seja: Probabilidade de satélite cair no Brasil é de 1 em 21 trilhões 
► Postagens Relacionadas:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas leia antes de comentar...
→ Se os comentários conter palavrões, xingamentos, ofensas ao autor ou qualquer pessoa, não serão publicados!
→ Não Contiver outros sites!
→ Não conversar com comentários!
→ Não conter propaganda!
→ Visite o nosso termos de uso
Obrigado e volte sempre!