Vire um cantor profissional com a ajuda do recurso Auto-Tune

► +A +/- -A
Saiba como deixar a sua voz mais afinada com um truque amplamente utilizado pela indústria fonográfica.


Em 2010, o vídeo mais acessado do YouTube foi uma música criada a partir do áudio de uma entrevista. Intitulado “Bed Intruder”, o vídeo criado pelos irmãos Gregory ultrapassou a impressionante marca de 82 milhões de visualizações e utiliza de maneira criativa um recurso chamado Auto-Tune.
A técnica é amplamente utilizada na indústria fonográfica e consiste em afinar o tom de voz, corrigindo um desempenho vocal ou instrumental, de forma a minimizar imprecisões e erros. Mesmo artistas consagrados lançam mão desse recurso, ainda que em menor escala, para que o resultado final das músicas produzidas em estúdio seja o melhor possível.

Com a popularização do acesso a programas e ferramentas que permitem realizar essa função de maneira simples, cresceu também o número de arquivos de áudio e vídeos do gênero disponibilizados na web. O que era apenas um recurso secundário em programas de edição de áudio acabou por se tornar uma divertida forma de entretenimento e que atrai cada vez mais usuários.
Entretanto, qual é a melhor maneira de começar a brincar com a sua própria voz e se transformar em um webhit em potencial? O tecnoblog preparou uma seleção de aplicativos para PC e smartphones que podem facilitar sua vida e elevar sua voz a um patamar que você nunca pensou ser possível.



Pocket show: transforme-se num cantor de bolso

Visual do LaDiDa


Para quem possui um iPhone, iPod Touch ou iPad, transformar o áudio de qualquer diálogo em uma letra musical é uma tarefa fácil de ser executada. Aplicativos como o LaDiDa se encarregam de realizar esse trabalho com apenas alguns poucos toques, fazendo conversas monótonas soarem como música aos seus ouvidos em questão de segundos.
A lógica de funcionamento é simples. Primeiramente, basta você iniciar a gravação de um áudio qualquer. Você pode cantar ou mesmo falar ao microfone do aparelho, não importa. O resultado final poderá ser divertido da mesma forma.
O LaDiDa conta com pelo menos uma dúzia de ritmos pré-configurados. Depois de escolher um deles, basta definir a velocidade de execução do áudio, especificada em batidas por minuto (BPM). É possível ainda regular o nível de volume entre o som de fundo e o áudio de voz.
O resultado final é uma voz mecanizada, mas afinada, passível de ser encaixada em qualquer um dos ritmos musicais disponíveis. O processo de conversão é rápido e, em menos de um minuto, você já pode ter um arquivo final de qualidade em mãos. A sua nova canção pode ser ainda compartilhada via Twitter, Facebook ou email.


A música mais afinada da cidade


Caso você não queira editar nada em seu smartphone, é possível contar com diversas opções em aplicativos disponíveis para PC. Desde os mais completos, repletos de funções e recursos de edição profissional, até os mais simplórios, capazes apenas de editar arquivos em lote, afinar a voz num arquivo de áudio não é, e nem precisa ser, uma tarefa apenas para profissionais.
Para quem está em busca de um programa gratuito, o AnalogX Auto Tune pode ser o primeiro passo para entrar no mundo da edição. Entretanto, sua simplicidade pode acabar se tornando um ponto negativo, em especial para usuários iniciantes.
O software é capaz de converter em lote apenas arquivos no formato WAV. Embora exista uma tela única de configurações finais, não é possível editar partes específicas do arquivo, o que pode ser decepcionante para quem está em busca de resultados mais eficiente
► Postagens Relacionadas:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas leia antes de comentar...
→ Se os comentários conter palavrões, xingamentos, ofensas ao autor ou qualquer pessoa, não serão publicados!
→ Não Contiver outros sites!
→ Não conversar com comentários!
→ Não conter propaganda!
→ Visite o nosso termos de uso
Obrigado e volte sempre!